Apoie o DCM

Bolsonaristas espalham fake news de que Moraes foi intimado pelo Congresso dos EUA

Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Nesta segunda-feira (15), o Congresso dos Estados Unidos cobrou o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), para que ele apresente as provas sobre as denúncias que fez contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil, segundo o jornalista Leandro Demori.

Porém, alguns veículos de extrema-direita como a Gazeta do Povo e a Revista Oeste distorceram a manchete abrindo margem para bolsonaristas divulgarem mais uma fake news sobre Alexandre de Moraes.

“Pedido do Congresso dos EUA ao X é enviado a Moraes”, noticiou a Gazeta, enquanto a Oeste usou a manchete: “Defesa de Elon Musk envia a Moraes pedido do Congresso dos EUA”. Na linha fina, o site ainda anunciou que o “parlamento norte-americano quer ter acesso às ordens judiciais emitidas pelo ministro”, mas não explicou que é para o bilionário apresentar como provas de sua denúncia.

Empolgados com a desinformação, deputados como Marcel van Hattem (Novo-RS) e Nikolas Ferreira (PL-MG) repercutiram o caso como se o Congresso estadunidense estivesse cobrando explicações de Moraes, o que é mentira. Ciente da fraude, Nikolas colocou uma interrogação ao fim de sua afirmação para, posteriormente, dizer que nunca afirmou nada. Veja:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link