Bolsonaristas manipulam VÍDEO que apresenta Lula atrás em pesquisa

Começou a circular nas redes sociais um vídeo com imagens do Jornal Nacional que apresenta o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente e candidato Lula (PT) na pesquisa do Ipec divulgada na última segunda-feira (12) sobre a eleição presidencial. Entretanto, o vídeo é falso.
Com imagens dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, o áudio manipulado diz: “O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados.
Os dados verdadeiros da pesquisa, apresentados pelo Jornal Nacional mostram que Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 31%.
Em nota, o Ipec disse que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.
“É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 31%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. Divulgado dia 12 de setembro, a pesquisa mostra o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis.”
Assista ao vídeo:
Mais uma fake news pic.twitter.com/gra7Iy66Q4
— VIDRAÇA TAMBÉM É GENTE, GENTE… (@VidrsGente) September 19, 2022