Bolsonaristas usam fake news para sugerir projeto de lei sobre tragédia no RS

Um grupo de 25 deputados federais, incluindo membros de partidos como PL, União Brasil, PP, MDB e PSD, apresentou um projeto de lei relacionado à tragédia climática no Rio Grande do Sul, baseado em informações falsas circuladas na internet.
O projeto, protocolado pelo deputado Coronel Meira (PL-PE), utiliza notícias falsas sobre supostas cobranças de impostos sobre doações e exigências de habilitação para uso de barcos e jet skis no resgate de pessoas ilhadas como base. Essas fake news são explicitamente mencionadas no projeto de lei, que propõe a criminalização da criação de obstáculos em serviços de socorro, salvamento e entrega de doações às vítimas.
Além disso, os parlamentares citam informações falsas, já desmentidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), sobre a suposta barreira de caminhões de donativos na entrada do Rio Grande do Sul por questões de peso e falta de nota fiscal.
Diante da disseminação dessas notícias falsas, que estariam prejudicando as operações de resgate e a continuidade das doações no estado, o governo federal solicitou à Polícia Federal que investigue as fake news relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul.