Apoie o DCM

Bolsonaro aguarda protocolo para decidir se vai ao funeral de Elizabeth II

Bolsonaro e Elizabeth II
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Getty Images

Segundo fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia ir pessoalmente ao funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos, nesta quinta-feira (8), no Reino Unido. O brasileiro aguarda a definição dos detalhes de como será o evento para bater o martelo se vai ou não.

Segundo o chefe do Executivo, a participação na despedida da monarca depende da sua agenda de campanha eleitoralCaso a agenda não permita, o presidente brasileiro deve escalar uma comitiva de ministros e outros autoridades para representá-lo no funeral.

“O protocolo ainda não sabemos, de quando serão aí os atos da sua despedida, e de acordo com o protocolo eles decidem o que fazer. Eu, particularmente, estou em campanha, andando pelo Brasil, vou analisar se é o caso ir ou não. Seriam dois dias da agenda. Mas caso não seja possível, vou enviar uma comitiva para lá”, disse Bolsonaro em entrevista ao Correio Braziliense.

Ontem (8), em seu Twitter, o presidente convidou a população a prestar homenagens à monarca. “Deus salve a Rainha”, declarou. “É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”.

Segundo veículos de imprensa da Inglaterra, todo o rito do funeral da rainha até o enterro do corpo deve durar 10 dias. O sucessor de Elizabeth II será o príncipe Charles.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link