Bolsonaro ameaça demitir diretoria da Funai

Publicado em 17 abril, 2019 11:39 pm
Jair Bolsonaro. (foto: Marcos Correa/PR)

Do GaúchaZH:

O presidente Jair Bolsonaro ameaçou demitir a direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) em encontro com indígenas de diversas etnias, na noite desta quarta-feira (17). A declaração ocorreu após relatos feitos pelo grupo de que habitantes de áreas demarcadas  encontram dificuldades para exercer a agricultura e a mineração.

Sem indicar a quem as mensagens eram endereçadas, sobraram críticas para organizações não-governamentais (ONGs) internacionais que atuam próximas a aldeias e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), devido à aplicação de multas ambientais após identificação de plantações irregulares e garimpos ilegais.

— Assim como o povo brasileiro vai dizer o que eu vou fazer como presidente, o povo indígena é quem diz o que a Funai vai fazer. Se não for assim, corto toda a diretoria da Funai. Botamos gente como vocês lá dentro para não atrapalhar quem quer o progresso.

(…)

Bolsonaro ainda prometeu que irá se empenhar junto ao Congresso para alterar leis que permitam a exploração das terras indígenas, para que os índios possam extrair renda a partir das áreas demarcadas ou ganhar participação de negócios em casos de exploração de terceiros.

(…)