Apoie o DCM

‘Levaram uma índia lá para atacar o Brasil’, diz Bolsonaro sobre Txai Suruí na COP26

Txai Suruí foi alvo de ataque de Bolsonaro
A ativista Txai Suruí na COP26.
Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro atacou Txai Suruí, indígena que discursou na COP26. Chamando-a de “índia”, o presidente diz que ela foi à cúpula “para atacar o Brasil”. Criticado por sua política ambiental, afirmou: “Estão reclamando que eu não fui para Glasgow. Levaram uma índia para lá, para substituir o Raoni, para atacar o Brasil”.

Ele ironiza que não viu nenhum alemão reclamar da energia fóssil do país ou de franceses reclamando da legislação ambiental do país. “Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu o americano criticando as queimadas no estado da Califórnia? É só aqui”, reclama.

Suruí é fundadora do Movimento Juventude Indígena em Rondônia e discursou na segunda (1) no evento. Ela criticou “mentiras vazias e promessas falsas”, mas não citou o nome do presidente. A representante ainda afirmou que os povos precisam participar diretamente das decisões sobre mudanças climáticas.

Leia também:

1 – Moro diz a aliados que tem segredo destruidor contra presidente: “Bala de prata”

2 – Fracasso de audiência, Huck vê Mion disparar na preferência da Globo para os domingos, diz colunista

3 – Wassef diz que Justiça reabrirá caso Adélio: “vitória da democracia”

Suruí diz que foi intimidada após criticar Bolsonaro

A ativista afirma que foi intimada por brasileiros após discursar na COP26. “Depois do meu discurso, fui dar algumas entrevistas, muitas pessoas queriam falar comigo, e uma parte brasileira ficou me intimidando. Ele chegou depois em um momento e falou ‘não fala mal do Brasil, porque a gente está aqui para ajudar’. Me senti muito intimidada e não foi muito legal”, relata.

“Foi bem desconfortável”, declarou a ativista, criticando a falta de representantes do governo na conferência. “O Brasil, que é um dos países que sempre tiveram no centro dessa discussão, sempre um dos países mais importantes, não tem os seus representantes aqui, do governo”, completa.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.