Apoie o DCM

Bolsonaro chama Paulo Freire de ‘energúmero’ e diz que TV Escola ‘deseduca’

Jair Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR

Do Globo:

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira a TV Escola, dizendo que investir no canal é jogar dinheiro fora porque ninguém o assiste. Ao mesmo tempo, afirmou que a programação é “totalmente de esquerda” e “deseduca” o público.

Na sexta-feira, o Ministério da Educação informou que o contrato de gestão com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, responsável por gerenciar a TV Escola, encerra no fim deste ano e não será renovado. De acordo com Bolsonaro, a renovação custaria R$ 350 milhões.

(…)

Bolsonaro ainda criticou o educador Paulo Freire, chamando ele de “energúmeno”, e relacionando suas ideias ao baixo resultado do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

— Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia desse Paulo Freire da vida, esse energúmeno. Foi ídolo da esquerda. Olha a prova do Pisa, estamos em último lugar do mundo. Se não me engano, em matemática, ciência e português, acho que um ou dois itens, somos o último da América do Sul. Vamos esperar o que desse tipo de educação?

(…)