Apoie o DCM

Bolsonaro chega a Chapecó, cidade que usa o “tratamento precoce” e quadruplicou mortes

Da Coluna de Juliana Dal Piva no UOL:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega a Chapecó, cidade do oeste de Santa Catarina nesta quarta-feira (7) e quer usar a cidade como “exemplo” de seu argumento em defesa do “tratamento precoce”, o kit de remédios que diferentes estudos científicos pelo mundo já mostraram que não possui eficácia para a covid-19. Mas o exemplo que Chapecó possui para o Brasil é de como a flexibilização total de atividades pode ser fatal.

A iniciativa de Bolsonaro ocorre porque o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, gravou um vídeo nos últimos dias dizendo que “tudo foi feito” e que foi permitido aos médicos fazer as “todas escolhas”, inclusive, do tal “tratamento precoce”. O vídeo ficou conhecido no Brasil depois de postado pelo presidente.

(…) Rodrigues venceu a eleição no ano passado e tomou posse em janeiro deste ano. O boletim epidemiológico da cidade registrava 123 mortos até 1 de janeiro de 2021. Um número contabilizado desde março de 2020. Já em 5 de abril deste ano, a cidade contabiliza 537 mortos. Um total de 414 pessoas morreu de covid-19 apenas nesse intervalo de tempo de pouco mais de três meses.

Qual foi a principal mudança entre o fim de dezembro e o início de janeiro de 2021? Diferentes setores faziam pressão há meses por mais flexibilização das atividades. Em 7 de janeiro, a prefeitura sob gestão de Rodrigues cedeu.

(…)