Apoie o DCM

‘Bolsonaro conduziu os brasileiros a um desfiladeiro’, diz Mandetta ao Guardian

Mandetta

Do Guardian:

Historiadores irão agredir Jair Bolsonaro por conduzir os brasileiros a um “desfiladeiro” mortal com sua resposta vacilante, egoísta e anticientífica à Covid-19, de acordo com seu ex-ministro da Saúde.

Em entrevista ao Guardian, Luiz Henrique Mandetta acusou o presidente brasileiro de desempenhar um papel “central” em conduzir a maior economia da América Latina para uma catástrofe. Bolsonaro fez política com a vida dos cidadãos em um momento de crise global, disse ele, quando o número de mortos no Brasil subiu para mais de 105.000. Apenas os EUA sofreram mais mortes.

Mandetta, que deu a entender que desafiará Bolsonaro à presidência em 2022, tornou-se um nome conhecido nos estágios iniciais da pandemia deste ano. Ele recebeu elogios da esquerda e da direita por seus alertas acessíveis e baseados na ciência sobre a ameaça do coronavírus durante as coletivas de imprensa diárias.

Médico ortopédico de 55 anos, Mandetta foi eleito para o congresso em 2010 e tem enfrentado críticas por se opor ao esquema de saúde Mais Médicos, que enviava médicos cubanos para partes remotas e carentes do Brasil. Ele foi nomeado ministro da Saúde em novembro de 2018, logo após a eleição chocante de Bolsonaro.

(…)