Bolsonaro cresce no segundo turno, mas perde para Lula e Ciro, diz pesquisa

Divulgada nesta quarta-feira (06), o levantamento realizado pela PoderData mostrou uma queda na distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em um possível 2º turno nas eleições de 2022. O ex-presidente segue com 50% das intenções de voto, seguido de 38% do atual chefe do Executivo.
Da última rodada para cá, Lula oscilou 2 p.p. para baixo, enquanto Bolsonaro subiu 3. Já em outros cenários, caso Bolsonaro disputasse juntamente com Ciro, em um eventual 2° turno, seria um empate técnico, com 40% frente a 42% do ex-governador. Isso porque a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Já em um confronto entre Lula e o pedetista, o ex-presidente pelo PT venceria com vantagem de 26 pontos, sendo 48% frente a apenas 22 do pré-candidato pelo PDT. Já em relação ao primeiro turno, Lula apareceu com 44% das intenções de voto do eleitorado brasileiro, já o presidente Bolsonaro, que busca reeleição, segue com 36% das intenções para as urnas de outubro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 a 5 de julho de 2022
Na última pesquisa, o cenário era de 44% e 34%, respectivamente. Para o restante dos votos, em uma terceira via tem ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 5%, seguido de André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos 3% cada um. Já os outros candidatos, Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.
Com isso, Lula possui 3 pontos percentuais atrás da soma dos outros candidatos, que concentram 47% das intenções de voto. Para que u candidatos seja eleito ainda no primeiro turno, ele deve somar 50% ou mais de todos os votos. Há duas semanas, no entanto, a diferença era de 1 ponto percentual, de 44% de Lula contra 45% dos outros pré-candidatos.
Estratificando, o ex-presidente situado na região Nordeste, com 56%, já Bolsonaro tem apenas 30% do presidente. Na região Norte, que vence é o chefe do Executivo, com também 56%, seguido do petista que possui 36%.
Já por um recorte de gênero, Lula segue com vantagem entre o eleitorado feminino, com 47% frente a 32% de Bolsonaro. Já entre os homens, o presidente ganha, com 40% a frente de apenas 32% de Lula.
Entre o público jovem, Lula possui vasta vantagem, com 58% dos eleitores entre 16 e 24 anos e 48% entre o eleitorado de 25 a 44 anos. Já Bolsonaro vence entre os mais velhos, com 40% na faixa etária de mais de 60 anos.
Há 15 dias, estavam em 44% e 34%, respectivamente. Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para cima.