Apoie o DCM

Bolsonaro defende fim da reeleição para cargos de poder executivo em reunião com DEM

Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Segundo O Globo, presidente eleito Jair Bolsonaro defendeu em reunião com a bancada do DEM o fim da reeleição para cargos no poder executivo. Segundo o relatos de parlamentares presentes à reunião, Bolsonaro citou o tema ao defender a necessidade de uma reforma política e disse apoiar o fim da reeleição justamente para demonstrar que não tem um projeto de poder pessoal. Estiveram presentes na reunião o presidente da sigla, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, deputados e senadores.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que busca a reeleição, não compareceu. Apesar de ter três ministros indicados para a próxima gestão, o DEM só vai decidir em 2019 se vai integrar formalmente a base aliado ao governo no Congresso.

O presidente eleito não fez nenhuma menção durante a sua fala à eleição para a Presidência da Câmara. A fala sobre o fim da reeleição foi incisiva. Segundo um dos presentes, o presidente eleito falou textualmente que a Câmara deveria aprovar a proposta e que podia contar com seu apoio para a medida. Bolsonaro já tinha falado publicamente sobre a hipótese, mas sempre citando que toparia o fim da reeleição no âmbito de uma reforma política que incluísse outras medidas, como a redução do número de parlamentares.

Em entrevista coletiva após a reunião, o presidente do DEM mencionou apenas que Bolsonaro defendeu a reforma política, sem informar qual seria a proposta defendida.