Bolsonaro determina liberação de caminhões na Esplanada para o 7 de setembro

Nesta terça-feira (6) Jair Bolsonaro (PL) desautorizou uma ordem da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal). O órgão havia vetado a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios como medida de segurança para a parada militar de 7 de Setembro.
O veto aos caminhões era uma das prioridades da segurança do STF (Supremo Tribunal Federal). O Tribunal havia classificado como alto o risco ao prédio durante o feriado. Segundo informações, Militares do Exército já cadastraram cerca de 60 veículos.
O plano de segurança havia sido implementado depois que caminhoneiros apoiadores de Bolsonaro romperam as barreiras de segurança na véspera do Dia da Independência no ano passado.
À época, o então presidente do STF, Luiz Fux, ligou para diversas autoridades da área de segurança para garantir que teria apoio contra a investida dos caminhoneiros. A decisão foi não forçar a retirada dos veículos e encontrar uma saída negociada com as lideranças. Os caminhoneiros deixaram o local na madrugada do dia 9 de setembro.
Segundo a Folha de S.Paulo, para este ano, a segurança envolveria um número maior de servidores da Secretaria de Segurança Pública, além de militares e funcionários de outros órgãos públicos e tribunais superiores.