Apoie o DCM

Bolsonaro diz que distribuição da vacina será “gratuita e não obrigatória”

Do Valor:

Bolsonaro com sua grande arma

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que, “havendo certificação” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo “ofertará a vacina [contra a covid-19] a toda a população de forma gratuita e não obrigatória”.

A afirmação do presidente, em sua conta pessoal no Facebook, ocorre horas depois de o governo de São Paulo anunciar um plano que prevê o início a vacinação da população do Estado com a CoronaVac no dia 25 de janeiro.

A CoronaVac está sendo produzida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. A vacina está em fase final de testes e depende da autorização da Anvisa para ser aplicada.

“Em havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e os preceitos legais) o governo brasileiro ofertará a vacina a toda a população de forma gratuita e não obrigatória”, escreveu Bolsonaro. “Segundo o Ministério da Economia, não faltarão recursos para que todos sejam atendidos. Saúde e Economia de mãos dadas pela vida”, completou.

(…)