Bolsonaro diz que “está na hora de parar de politizar” tratamento precoce da covid-19

Da Metrópoles:
Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (14/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a questão do tratamento precoce contra a Covid-19 está sendo politizada. “Estamos com um problema sério em Manaus. Tratando à noite, de madrugada. Agora tivemos uma informação, não sei se é verdade, vou confirmar se é verdadeira ainda, que o PSol teria entrado com uma ação na Justiça para que os prefeitos não deem o tratamento precoce ao pessoal que procurar a saúde… É, se for verdade isso aí, se for verdade, pelo amor de Deus. Eu acho que está na hora de parar de politizar esse negócio aí.”
O tratamento precoce a que se refere o presidente é a administração de medicamentos sem eficácia comprovada no combate à Covid-19, tais como hidroxicloroquina, Annita e azitromicina. Na terça-feira (12/1), os deputados Marcelo Freixo (PSol-RJ) e Alexandre Padilha (PT-SP) acionaram o Ministério Público para que o Ministério da Saúde explique ofício enviado à Prefeitura de Manaus em que cobra o uso de medicamentos sem comprovação para o combate ao novo coronavírus.
Em janeiro, o Amazonas tem registrado novos recordes de internações decorrentes da Covid-19, com aumento expressivo do número de casos e óbitos. Na noite de quarta-feira (13/1), a Justiça Federal do Amazonas suspendeu as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. Na conversa com apoiadores, Bolsonaro também afirmou que o trabalho de chefe do Executivo “não é fácil”.
(…)