Bolsonaro diz que filha “tem sangue de cabra da peste”

Após ser criticado por ataque a nordestinos Jair Bolsonaro, tentou suavizar a fala. Durante live nas redes sociais, o presidente disse que sua filha “tem sangue de cabra da peste”, reforçando estereótipos sobre os moradores da região.
“Essa conversinha de que o Bolsonaro não gosta de nordestino, ora, quem é o pai da minha esposa, Michelle? É o Paulo Negão. Onde é nascido o Paulo Negão? Em Crateús, Ceará. A minha filha, Laura, tem sangue de cabra da peste porque o avô dela é nordestino”, disse o mandatário.
O termo “cabra da peste” é usado para descrever uma pessoa destemida, mas também pode ter sentido ofensivo. A palavra “cabra” historicamente teve má fama por ser um animal associado ao diabo na tradição sertaneja. O termo “peste”, por sua vez, é utilizado por nordestinos para falar de doenças graves.
Durante a transmissão, o presidente se defendia de declaração feita na última quarta (5). Na ocasião, ele associou nordestinos a analfabetismo.
“Uma noticia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo”. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessa regiões”, afirmou.