Apoie o DCM

Bolsonaro diz que ‘ganhou’ de Doria após Anvisa suspender Coronovac

Fotos: Governo do Estado de São Paulo e Marcos Corrêa/PR

Da UOL:

Em um comentário no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou a notícia de suspensão pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dos testes da vacina Coronavac por causa de um evento grave adverso e disse que ganhou do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O imunizante contra a covid-19 é desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

O comentário de Bolsonaro foi publicado em resposta a um usuário, que perguntou se o Brasil poderia comprar e produzir a vacina. Bolsonaro citou possíveis efeitos adversos, embora a Anvisa não tenha especificado qual deles foi verificado em um voluntário para a interrupção dos testes, e reativou o embate com João Doria.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu.

A suspensão dos testes é uma prática comum em testes para esclarecimentos quando um efeito adverso grave é detectado. Outros testes de vacinas contra o coronavírus, como a desenvolvida em parceria entre a Oxford e Astrozeneca, também já passaram por breves interrupções por eventos similares e foram retomados.

(…)