Apoie o DCM

Bolsonaro diz que indolência significa ‘capacidade de perdoar’: ‘O índio perdoa’

Ele

Do Globo

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, indicou nesta terça-feira que a fala do general Hamilton Mourão (PRTB), vice de sua chapa, sobre as heranças culturais ibérica, indígena e africana transmitidas à sociedade brasileira não causou qualquer problema ou constrangimento para sua campanha. Segundo Bolsonaro, quando Mourão disse que a “indolência” é um traço da cultura indígena, o significado da palavra seria a “capacidade de perdoar”. Apesar disso, o significado do vocábulo no dicionário Houaiss e também em expressões usuais está ligado à “preguiça”, “ócio”, “indiferença”, “ausência de dor” ou “fraqueza”.

— O que é a indolência? É a capacidade de perdoar? Veja aí no dicionário. É a capacidade de perdoar? O índio perdoa. Não é isso? Que mais? Malandragem (que, segundo Mourão, seria oriunda do africano). Esperteza. É a mesma coisa? É isso? Ohhhh. Me chamam de malandro carioca o tempo todo. O que mais? — questionou Bolsonaro.

Na segunda-feira, na primeira aparição pública de Bolsonaro ao lado de Mourão, o general se expressou da seguinte maneira ao fazer uma análise da sociedade brasileira:

— Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem, Edson Rosa (vereador negro presente na mesa), nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Então, esse é o nosso caldinho cultural. Infelizmente gostamos de mártires, líderes populistas e dos macunaímas .

Sobre o assunto, Bolsonaro disse ainda que “Roberto Campos falou a mesma coisa”. No prefácio do livro “Manual do perfeito idiota latino-americano”, o economista, morto em 2001, escreveu que “boa parte de nosso subdesenvolvimento se explica em termos culturais. Ao contrário dos anglo-saxões, que prezam a racionalidade e a competição, nossos componentes culturais são a cultura ibérica do privilégio, a cultura indígena da indolência e a cultura negra da magia”.

(…)

PS:

Indolência, segundo o dicionário Michaelis

1 Condição de indiferença.
2 Condição daquele que manifesta apatia ou falta de entusiasmo: tibieza.
3 Falta ou ausência de dor.
4 Condição daquele que revela falta de disposição; inércia, preguiça: “Trabalho há, sempre houve, para quem quer e, para quem não quer, por indolência e fraqueza de caráter, nunca há”(JU).