Bolsonaro diz só ‘Deus me tira daqui’, e bispo rebate: ‘Senhor, não tardes’

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira, fez críticas ao governo Bolsonaro por meio de um post no Twitter publicado no domingo (21). “Barbárie é meta de nosso desgoverno”. O religioso lamentou mortes ocorridas em face do cenário da pandemia no qual país se encontra.
MAIS – 53% dos parlamentares reprovam gestão da pandemia por Bolsonaro
Membro das Comissões de Ecologia Integral e Mineração e Cultura e Educação da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Vicente Ferreira lembrou ainda que a instituição está entre as signatárias de um documento encaminhado a governadores com solicitação para que sejam adotadas medidas mais eficazes no combate à pandemia. Nascido no Espírito Santo, dom Vicente Ferreira foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em 8 de março de 2017, e a ordenação episcopal aconteceu em maio daquele ano na Igreja São José – atual Santuário Arquidiocesano São José. O padre é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e também é formado em filosofia pela instituição pública.
LEIA – Marco Aurélio nega ação de Bolsonaro contra restrições de governadores
Dom Vicente respondeu o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), que disse que só “Deus” o tiraria do governo. “Estamos em guerra. Cada dia ficamos mais vulneráveis. É triste demais ver tanta gente adoecendo ou morrendo. Mas ainda somos sobreviventes. Temos obrigação ética de lutar pela civilização. Barbárie é meta de nosso desgoverno. P.S. Só Deus me tira daqui. – Senhor, não tardes”.
“É triste demais ver tanta gente adoecendo ou morrendo. Mas ainda somos sobreviventes. Temos obrigação ética de lutar pela civilização”, escreveu na noite em que o Ministério da Saúde confirmou mais 1.290 falecimentos pela Covid-19 – dados de domingo revelam que mais de 294 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência do coronavírus, que já infectou mais de 11,9 milhões. Ponderações em rejeição às ações da presidência na condução da pandemia no país são recorrentes no perfil do bispo auxiliar que à noite de sábado em oração pelo fim da epidemia pediu a decretação do impeachment de Jair Bolsonaro como forma de garantir uma rápida vacinação da população. Ele também reforçou à ocasião um pedido de esperança. “Que o luto pelas vítimas da Covid-19 se transforme em luta contra esse sistema genocida capitalista”.
Confira os posts.
Estamos em guerra. Cada dia ficamos mais vulneráveis. É triste demais ver tanta gente adoecendo ou morrendo. Mas ainda somos sobreviventes. Temos obrigação ética de lutar pela civilização. Barbárie é meta de nosso desgoverno. P.S. Só Deus me tira daqui. – Senhor, não tardes.
— Dom Vicente Ferreira (@DomVicenteF) March 22, 2021
Oração pelo fim da Pandemia:
– Que o impeachment seja decretado para que a vacinaçao corra mais veloz que o vírus.
– Que o novo governo não deixe ninguém sem auxílio.
– Que o luto pelas vítimas da Covid 19 se transforme em luta contra esse sistema genocida capitalista.— Dom Vicente Ferreira (@DomVicenteF) March 20, 2021
Seis instituições, incluindo a CNBB, que assinam o "Pacto pela vida e pelo Brasil", entregaram aos governadores documento importante "o povo não pode pagar com a vida". Esperança! Temos que encontrar uma forma de derrotar esse vírus e seu maior aliado: Bolsonaro.
— Dom Vicente Ferreira (@DomVicenteF) March 16, 2021