Apoie o DCM

Bolsonaro é denunciado na ONU por ataques ao sistema eleitoral

Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Uma comitiva de organizações da sociedade civil brasileira levou a Genebra denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro: entre elas, o aumento da violência política e os seus ataques ao sistema eleitoral. Nesta terça-feira, será apresentada uma queixa formal durante a sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

“A democracia e o sistema eleitoral estão sob grande ameaça no Brasil. Nós vivemos uma situação sem precedentes na democracia brasileira”, diz o texto da denúncia, de acordo com a Folha de S.Paulo. “Um exemplo são os ataques feitos por autoridades ao Tribunal Superior Eleitoral, questionando o sistema de votação sem evidências e através de desinformação.”

As entidades participants são o Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Justiça Global, ABGLT, WBO, ABONG, Artigo 19, Conectas, Ação Educativa, Comissão Arns e Terra de Direitos..

“Além de pedir à comunidade internacional o reconhecimento imediato do resultado das eleições brasileiras, nós também queremos chamar a atenção para a questão preocupante do aumento da violência política, sobretudo em relação à segurança das candidaturas de mulheres, principalmente negras, indígenas e LGBTQIA+”, diz a advogada Sara Branco, que discursará em nome da comitiva.