Bolsonaro é desaprovado por 59% dos brasileiros, diz Ipec

Foto: Alan Santos/PR/Flickr
Pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (19), mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 59% do eleitorado, enquanto 36% o aprovam. Os que não sabem são 5%.
Comparado à pesquisa anterior, divulgada em 12 de setembro, o percentual dos que reprovam Bolsonaro segue o mesmo. Já o dos que o aprovam oscilou um ponto para cima — eram 35% na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na maioria dos casos, Bolsonaro se mostra com um índice maior de desaprovação, sendo mais aprovado apenas por evangélicos, os mais ricos e sulistas.
Ao comparar a pesquisa atual com a primeira pesquisa da série histórica, de 15 de agosto, o presidente passou de 57% de desaprovação para 59%, dentro da margem de erro. Enquanto as aprovações reduziram, foram de 37% para 36%.
Bolsonaro tem um percentual maior de reprovação entre moradores do Nordeste, com 70% de desaprovação. Pessoas com baixa renda familiar, de até um salário mínimo, apresentam um índice de 68% de rejeição. Moradores de capitais e de cidades com mais de 500 mil habitantes, 65%.
Entre os evangélicos, 52% o aprovam. 51% dos mais ricos, com renda familiar acima de cinco salários mínimos, aprovam o atual presidente, já entre moradores do Sul o percentual fica em 47%.
A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda mostra Lula na dianteira no primeiro turno, com 47% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 31%.

O levantamento ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00073/2022.