Apoie o DCM

Bolsonaro escolhe Record e SBT e exclui Folha da cobertura de seu jantar com Trump nos EUA

28.jun.2019 – Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Donald Trump, posam para foto durante o Encontro do G20
Imagem: Reprodução/Twitter/@jairbolsonaro

Da Folha:

O governo brasileiro excluiu a Folha da cobertura do jantar entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, neste sábado (7), na Flórida.

Um grupo de 15 jornalistas brasileiros foi selecionado pelo Planalto para ir a Mar-a-Lago, o resort de Trump perto de Miami, onde vai acontecer o encontro.

Entre os veículos escolhidos pela equipe de Bolsonaro, estão as emissoras de TV Globo, Record, Band e SBT, as agências de notícia Bloomberg e Reuters, a rádio Jovem Pan, os portais BBC Brasil e Metrópoles, o jornais O Globo e O Estado de S.Paulo e a emissora pública EBC.

Dos veículos brasileiros que possuem correspondentes nos EUA, somente a Folha ficou de fora do grupo.

A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) afirmou que o critério utilizado para a formação da lista dos profissionais que iriam a Mar-a-Lago era o veículo fazer a cobertura diária do Planalto. A Folha tem dois ou mais repórteres responsáveis pela cobertura do Planalto todos os dias.

(…)

x.x.x

PS: Em Londres, quando o governo de Boris Johnson vetou a participação repórteres de The Mirror, HuffPost, PoliticsHome, Independent e da agência de notícias PA em uma coletiva, os colegas de BBC, ITV, SkyNews, The Guardian e até do Daily Telegraph se recusaram a entrar na sala. O que os veículos brasileiros farão? Quem participar do evento com Bolsonaro será visto por ele como um jornalista dócil.