Bolsonaro está incomodado com ex-ministro que insiste em golpe; entenda

O ex-ministro do Turismo no governo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado, está até hoje insistindo com o presidente para que ele dê um golpe e se mantenha no poder, mesmo tendo perdido as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva. As investidas de Machado, inclusive, estariam incomodando Bolsonaro, segundo a coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles.
Machado já visitou o ainda presidente da República algumas vezes após as eleições. Ele sustenta que Bolsonaro deveria utilizar o artigo 142 da Constituição, que supostamente embasaria tal manobra, o que não é verdadeiro. O mandatário, por sua vez, não acredita que as Forças Armadas embarcariam em uma aventura golpista e ilegal. O ex-ministro deixou a pasta do turismo no ano passado para se candidatar ao Senado em Pernambuco, mas não se elegeu.
Bolsonaristas interpretam o artigo 142 da Constituição de forma equivocada. Na leitura deles, o dispositivo autorizaria os militares a exercerem um “Poder Moderador” e interferir na política para dirimir conflitos entre os Poderes da República. No entanto, o artigo não menciona isso em nenhum momento. A Constituição de 1988 determina que a palavra final para solucionar conflitos e impasses entre os Poderes é do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse entendimento, inclusive, foi reforçado por uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso em 2020.