Apoie o DCM

Bolsonaro esvazia poder de Onyx com indicação à Secretaria de Governo

Jair Bolsonaro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo publicação do Valor, Bolsonaro esvaziou os poderes do futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ao indicar o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo, que terá status de ministério. Onyx terá que dividir com o militar a coordenação do governo e a articulação política. O anúncio de Bolsonaro representa também um novo desmentido do presidente eleito em relação a seu futuro ministro da Casa Civil, que já havia anunciado, em pelo menos duas entrevistas, que a Secretaria de Governo seria incorporada à sua pasta.

Ao longo da transição, Onyx foi desmentido algumas vezes por Bolsonaro e por outros integrantes do próximo governo, como o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. O futuro chefe da Casa Civil anunciou a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, que não aconteceu; foi repreendido por Guedes depois de defender a reforma da Previdência apenas para 2019 e descartar a adoção de meta cambial, e o economista criticou as declarações sobre temas econômicos.

Neste mês, Onyx falou, em duas entrevistas, que a Secretaria de Governo ficaria sob seu comando, na Casa Civil, indicando que controlaria também a articulação política da gestão.

A indicação do general Santos Cruz desmente até mesmo o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), um dos filhos do presidente eleito, que havia afirmado nas redes sociais que o militar seria o “novo Secretário Nacional de Segurança Pública”.