Apoie o DCM

Bolsonaro, EUA, solidariedade: a conversa de Lula com o vitorioso nas primárias da Argentina

Ex-presidente Lula. Foto: Reprodução/YouTube

Da coluna da jornalista Bela Medale no Globo:

Há pouco mais de um mês, quando recebeu o candidato à presidência da Argentina, Alberto Fernández, em sua cela, Lula elogiou a “coragem” do político em visitá-lo em Curitiba, em plena campanha presidencial. Fernández, que tem como sua vice a ex-presidente Cristina Kirchner, derrotou o atual presidente Mauricio Macri nas eleições primárias do último domingo.

Fernández veio ao Brasil no mês passado, exclusivamente para visitar o petista. Na conversa, o argentino respondeu que a “solidariedade e o companheirismo não têm hora para se manifestar”. Disse ainda que o encontro não se trata apenas de Lula, “mas das garantias individuais que toda democracia deve assegurar”.

Os presidentes Jair Bolsonaro e Macri também foram assunto. Lula e Fernández classificaram a eleição de ambos como retrocesso e criticaram a “postura subalterna aos Estados Unidos”. Destacaram, porém, a importância de priorizar os interesses do país e não os partidários e estabelecer uma “relação Brasil/Argentina e não Bolsonaro/Fernandez”.

O argentino também criticou a posição de Bolsonaro de elogiar militares condenados por tortura e disse que isso, em seu país, “seria algo inacreditável”. Ao se despedir, garantiu que voltaria para abraçar o ex-presidente.

Assim como Lula, a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, vice da chapa de Fernández, responde processos em que é acusada de integrar uma organização criminosa para atender empresários em concessões de obras públicas. O ex-presidente brasileiro sempre foi próximo de Cristina, e de seu marido, Nestor, que governaram a Argentina entre 2003 e 2015.

(…)