Bolsonaro foi o maior alvo de memes em 2020

Marcada pelo negacionismo do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia de coronavírus e por investigações de corrupção envolvendo a família presidencial, a política brasileira em 2020 também teve espaço para o humor. Esses assuntos inundaram a internet na forma de memes, que fizeram piadas com declarações do presidente sobre o enfrentamento à crise sanitária e da relação da família Bolsonaro com o ex-assessor Fabrício Queiroz, apontado como operador de um esquema de “rachadinha”.
Usando dados abertos do Twitter, levantamento feito pela consultoria Bites analisou, de 1º de janeiro de 2020 até o último dia 28, o desempenho das publicações com mensagens ligadas à política. A empresa também analisou os tweets que foram mais replicados em português.
O meme líder em replicações foi o “E daí”, que ironizou uma fala de Bolsonaro sobre a pandemia. Foram cerca de 1,5 milhão de retweets entre 870 mil usuários.
(…) O segundo lugar também é ocupado por Bolsonaro e envolve a pandemia. O meme sobre a “gripezinha” mencionada em um discurso presidencial movimentou 1,23 milhão de retweets entre 376 mil usuários.
(…)