Apoie o DCM

Bolsonaro retira homenagem a médico que fez estudo sobre ineficácia da cloroquina

Bolsonaro com cloroquina
Jair Bolsonaro com cloroquina.
Foto: Reprodução

Do Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou homenagem ao infectologista Marcus Vinícius de Lacerda, autor de um estudo pioneiro no país sobre o uso de cloroquina em pacientes com Covid-19. O médico havia sido homenageado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, ordem honorífica que premia personalidades nacionais e estrangeiras que fizeram contribuições relevantes para a ciência e a tecnologia.

O decreto homenageando o médico e outras personalidades foi publicado na edição de quinta-feira (4/11) do Diário Oficial da União (DOU) e noticiado em primeira mão pelo jornal O Globo. Nesta sexta-feira (5/11), porém, em edição extra do Diário Oficial, o presidente tornou sem efeito a admissão de Marcus Vinícius na classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Também foi revogada a homenagem a Adele Schwartz Benzaken, que já foi diretora do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, mas foi exonerada no início do atual gestão. (…)

x.x.x.x

Leia também: 

1. Candidaturas de Moro e Deltan provam que Lava Jato atuou como partido político, diz pesquisador

2. Moro rouba slogan de campanha de Lula: “Um Brasil justo para todos”

3. Em dois dias, Bolsonaro liberou R$ 900 mi em emendas para PEC dos Precatórios

Defensor da cloroquina, Bolsonaro concedeu medalha de mérito científico a si próprio

Bolsonaro concedeu a si próprio e a ministros do governo uma série de títulos da Ordem Nacional do Mérito Científico.

No decreto, publicado hoje no Diário Oficial, o chefe do Executivo foi oficializado como grão-mestre. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, recebeu o título de chanceler.

A grande contribuição científica de Jair Bolsonaro foi seu negacionismo durante a pandemia. Provocou aglomerações, fez propaganda de remédios ineficazes, debochou do uso de máscara e agora se premia por isso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.