Apoie o DCM

Bolsonaro inclui barbearia, salões de beleza e academias como atividades essenciais: o vírus agradece

Academia

rbea

Jair Bolsonaro anunciou há pouco que já assinou mais um decreto que sabota o esforço dos governadores e prefeitos contra a pandemia. Ele incluiu como serviço essencial barbeiro, cabeleireira e academia de ginástica. Este último é o maior problema, já que os equipamentos são compartilhados e há proximidade entre aqueles que praticam atividade física, como zumba, crossfit, treino funcional.

Quem conhece a rotina de uma academia sabe que é impraticável a higienização completa de um equipamento após o uso, a menos que haja mão de obra para isso.

“Saúde é vida”, disse Bolsonaro há pouco na chegada ao Palácio do Alvorada. Para ele, a atividade física inibe doenças, o que é verdadeiro, mas no caso de uma pandemia é atividade propícia à circulação do vírus. Muitos ambientes de equipamento são fechados, inclusive sem janela, o que favorece o contágio.

Bolsonaro diz que, nos próximos dias, incluirá outras atividades como essenciais. Óbvio que não serão imprescindíveis, como estas atividades de hoje, mas, para quem joga no time do vírus, sabotar a quarentena é o que importa.