Bolsonaro já tem o culpado por falta de energia na Amazônia: os indígenas
Do Uol

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) culpou as demarcações de terras indígenas e de quilombolas como causa para a falta de energia elétrica em regiões da Amazônia. A afirmação foi feita na tarde de hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto para lançar programa para tentar melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Ilha do Marajó, no Pará.
Bolsonaro disse que a população do Marajó “está sofrendo por conta da [falta] da construção do Linhão” de tramissão de energia elétrica. O presidente culpou governos passados por demarcar “grandes reservas” e uma “quantidade enorme” de áreas para populações tradicionais.
“Isso só não é uma realidade ainda porque, no passado, não tiveram responsabilidade quando demarcaram, à vontade e em favor de interesses internacionais, grandes reservas indígenas e uma quantidade enorme de quilombolas”, reclamou.
O presidente garantiu que não vai “abandonar” índios e quilombolas mas que atuará “integrar” essas comunidades. “Estamos lutando contra isso, não para para abandonar os índios ou os quilombolas, mas para [os] integrar à sociedade.” (…)