Apoie o DCM

Bolsonaro lamenta morte de Abe e decreta luto oficial de três dias: “Que o assassinato seja punido”

Bolsonaro lamenta morte de ministro japonês: "Líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil"
Presidente do Brasil Jair Bolsonaro
apertando mão de Primeiro-Ministro japonês Shinzo Abe em Tóquio
Foto: Jiji Press

Na manha desta sexta-feira (08), o presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma nota de pesar sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e decretou luto oficial no país por três dias. A publicação foi feita em seu perfil no Twitter, Bolsonaro já havia visitado Abe em Tóquio.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Shinzo Abe, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor”, lamentou o chefe do Executivo.

“Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, concluiu.

Essa é a terceira vez que Bolsonaro decreta luto oficial no país. Apenas as mortes do escritor Olavo de Carvalho e do ex-vice-presidente Marco Maciel haviam provocado um decreto do mandatário.

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, morreu após ter sido baleado no peito e no pescoço. O político japonês estava discursando perto da estação Yamato-Saidaiju e caiu no chão.

Abe que já estava há oito anos no poder e deixou o cargo em setembro de 2021. Ele se tornou conhecido no exterior pela estratégia de recuperação econômica, conhecida como “abenomics”, na qual mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.

Um homem de 42 anos foi detido pelo crime. Segundo a imprensa japonesa, o atirador é um ex-integrante da Marinha do Japão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link