Apoie o DCM

Bolsonaro manda os 22 ministros gravarem vídeo dizendo que tomaram cloroquina

Bolsonaro promovendo a hidroxicloroquina
ADRIANO MACHADO/ REUTERS 23.07.2020

Do Diário de Pernambuco:

Em tom de propaganda ao inexistente “tratamento precoce”, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (8), que fará um vídeo junto a seus 22 ministros para contar quais deles tomaram hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19. Ao menos 15 dos comandantes da Esplanada foram diagnosticados com o novo coronavírus. O mandatário é fiel defensor de medicamentos como ivermectina e cloroquina no combate ao vírus. Porém, as drogas não possuem comprovação científica contra a doença e as substâncias tiveram o uso fortemente desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O chefe do Executivo ainda caracterizou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) como “vexame” e que “só se fala em cloroquina”.

VEJA – VÍDEO: “A CPI é um vexame, só se fala em cloroquina”, diz Bolsonaro a apoiadores

“Eu sempre perseverei, sempre lutei por aquilo que achava que está certo e continuo dizendo: só Deus me tira daquela cadeira. Não vai ser… aquela CPI é um vexame, só se fala em cloroquina. Mas o cara que é contra, não dá alternativa. Tenho certeza que alguém aqui tomou hidroxicloroquina”, questionou a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

De acordo com Bolsonaro, a alternativa em meio aos questionamentos sobre a cloroquina é que comandantes da Esplanada assumam o uso, para servir como exemplo. “Ontem eu estava retornando de Rondônia. No avião tinha alguns ministros. A gente vai fazer um vídeo nessa semana, 22 ministros, todos aqueles que tomaram hidroxicloroquina vão falar: eu tomei. É a alternativa no momento. “Ah, não tem comprovação cientifica.” Mas não tem cientificamente dizendo o contrário também”, justificou. A colocação já foi desmentida por órgãos de saúde e até a OMS se opõe à terapia para casos de covid-19.

(…)