Apoie o DCM

Bolsonaro melhora votação em cidades que mais receberam o Auxílio Brasil

Auxílio Brasil. Foto: Reprodução

Um comparação entre os primeiros turnos de 2018 e 2022 mostra que a votação do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas cidades que mais receberam o Auxílio Brasil melhorou. O aumento foi de 3,6 pontos percentuais em localidades com mais de 25% da população contemplada com o benefício social, apontou levantamento da Folha.

Nas 397 primeiras cidades que lideram o ranking, o atual mandatário viu a preferência por seu nome saltar de 16,53% em 2018 para 20,18% este ano. Do total, 348 estão na região Nordeste, reduto eleitoral do ex-presidente Lula (PT).

Em Jacareacanga (PA), por exemplo, a votação de Bolsonaro ampliou a votação em 23 pontos percentuais. Em 2018, fora de 21,9% e, quatro anos depois, chegou a 45,23%.

Em agosto o Governo Federal ampliou, com apoio do Congresso, o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, na expectativa de melhorar o desempenho eleitoral de Bolsonaro entre a população de baixa renda, que hoje enfrenta problemas com o desemprego, a inflação e a fome. Em novembro do ano passado, o valor pago pelo programa era de aproximadamente R$ 230 para cada família.

De olho em dividendos eleitorais, o governo antecipou as datas de pagamento do Auxílio de agosto e outubro deste ano e aprovou a concessão de crédito consignado.

Apesar de ter conseguido ampliar a margem de votos no grupo de beneficiários, Bolsonaro venceu Lula no primeiro turno em apenas seis cidades que mais receberam o Auxílio Brasil. Em votos válidos totais, o atual mandatário encolheu de uma eleição em relação a outra, passando de 46% para 43,2%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link