Apoie o DCM

Bolsonaro mente sobre impacto da covid em indígenas e na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro participa de entrevista coletiva no Ministério de Minas e Energia, em Brasília – (Sergio Lima – 15.jan.2020/AFP)

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez o desserviço de compartilhar informações falsas sobre o impacto da Covid-19 nas comunidades indígenas e também na Argentina.

Bolsonaro disse que indígenas no Amazonas e afirmou que eles usaram chás naturais contra a Covid-19: “Segundo eles, tomaram chá de carapanaúba, saracura e jambu. Não tem comprovação científica, tá certo? Mas tomaram isso”, disse.

“Poderiam nessa querida CPI do Senado, que tem lá como presidente o senador Omar Aziz, poderia, eu sei que você não pode convocar, mas poderiam convidar para ouvir os índios”, completou Bolsonaro.

Com relação à Argentina, além de criticar o lockdown adotado recentemente pelo país em razão da nova onda da Covid-19, Bolsonaro afirmou que o país vizinho é o que tem mais mortes por milhão de habitantes – o que não é verdade.

O presidente também usou a live para atacar o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que apresentou requerimento para convocá-lo à CPI. Bolsonaro chamou o parlamentar de “saltitante do Amapá”.

Veja abaixo: