Apoie o DCM

Bolsonaro nomeia almirante e reforça núcleo militar no Planalto

Jair Bolsonaro junto a militares

Da Folha:

Num movimento de militarizar o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou um almirante para chefiar a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos). Entre as atribuições do almirante Flavio Augusto Viana Rocha está o assessoramento do presidente para assuntos internacionais.

A escolha de Rocha foi publicada em um decreto no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14). No mesmo documento, Bolsonaro transferiu a SAE da Secretaria-Geral para a Presidência e vinculou a ela Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais.

O almirante é atualmente comandante do 1º Distrito Naval, que abriga os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Antes, foi diretor de Comunicação Social da Marinha e chefe de gabinete do comandante da Marinha.

A mudança é vista nos bastidores do governo como uma perda de força da ala ideológica. Filipe Martins é discípulo do escritor Olavo de Carvalho e sua atuação no assessoramento do presidente para assuntos estrangeiros desagradava os militares.

(…)