Apoie o DCM

Bolsonaro põe em dúvida número de mortos por covid e defende o “tratamento precoce” em evento

Do UOL:

Jair Bolsonaro. Foto: AFP

Em evento realizado hoje pelo banco suíço Credit Suisse, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou em dúvida a veracidade de “laudos” que atestam mortes de pacientes por covid-19 no Brasil. O governante não apresentou provas ou informações concretas que corroborassem sua afirmação.

Ontem (25), o país chegou ao quinto dia com a média móvel de óbitos acima de 1.000. No total, 217.721 pessoas não resistiram ao vírus desde o início da pandemia.

“Há poucos meses, nós éramos o quarto país em mortes por milhão de habitantes. Hoje somos o 26º. Alguma coisa aconteceu”, disse ele, em defesa do que tem chamado de “tratamento precoce” —uso de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina no tratamento do coronavírus. Os remédios não têm eficácia científica comprovada.

“Há poucos meses, nós éramos o 4º país em mortes por milhão de habitantes, hoje somos o 26º. Alguma coisa aconteceu. Até que pesem muitos laudos, né, que são forçados, dados como se covid fossem, na verdade, nós sabemos que não é. Mas vamos supor que todos os laudos fossem verdadeiros. O Brasil, realmente, cada vez mais morre menos gente por milhões de habitantes.”

(…)