Bolsonaro pretende usar documento da Suprema Corte dos EUA para barrar legalização do aborto, diz colunista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quer usar o esboço de uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos para barrar a descriminalização do aborto no Brasil. A informação é da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo. O documento americano que derrubaria a proteção ao aborto em território estadunidense vazou e impactou a Casa Branca, que é favorável à manutenção desse direito.
“No Brasil, o governo Bolsonaro já planeja usar o texto do rascunho escrito pelo juiz conservador Samuel Alito para influenciar ministros do STF e impedir qualquer chance de prosperar a tese pró-aborto, caso o assunto seja efetivamente julgado. Um dos pontos levantados no rascunho, revelado pelo site Politico, foi o de que ‘é hora de devolver a questão do aborto para os representantes eleitos pelo povo'”, informa a coluna de Malu Gaspar.
Por coincidência, é o mesmo argumento defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) para barrar a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez, que foi solicitada em uma ação do PSOL.