Apoie o DCM

Bolsonaro tenta usar livro de Janones para reabrir processo e cassá-lo no TSE

Janones e Bolsonaro. Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está buscando utilizar o livro “Janonismo cultural: o uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil”, programado para lançamento nesta quarta-feira (22) em Brasília pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), como uma estratégia para reabrir um processo no qual o parlamentar é acusado de disseminar notícias falsas durante a última campanha eleitoral. O objetivo é levar à cassação do mandato e à sua inelegibilidade, segundo a colunista Malu Gaspar, do Globo.

O pedido foi submetido na última quinta-feira (16) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um processo que também investiga o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O ministro Benedito Gonçalves encerrou a fase de coleta de provas nesse caso em 9 de novembro. No entanto, Bolsonaro solicitou a reabertura da fase de instrução para incluir o conteúdo completo do livro.

Desde outubro do ano passado, o ex-capitão acusa Janones de conduzir um “discurso de ódio” e de espalhar informações falsas, não apenas em favor da chapa presidencial vencedora, da qual Janones foi um conselheiro das redes sociais, mas também em seu benefício pessoal, já que o parlamentar buscava a reeleição por Minas Gerais.

No livro, Janones admite ter compartilhado deliberadamente inverdades com o intuito de “desestabilizar” Bolsonaro. Ele próprio revela ter inventado ter acesso ao telefone celular deixado pelo falecido ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ex-homem de confiança de Bolsonaro, Gustavo Bebianno, que faleceu em março de 2020.

“Apesar de jamais ter estado próximo deste suposto aparelho, insinuei ter tido acesso a ele. Apenas para incomodar os bolsonaristas um pouco mais”, afirma Janones no livro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link