Apoie o DCM

Bolsonaro usará Círio de Nazaré para fazer campanha

Presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à Base Aérea de Belém no começo da noite desta sexta-feira (7), decidido a usar o Círio de Nazaré no Pará para fazer campanha eleitoral na tentativa de reeleição. A manifestação é uma das maiores celebrações religiosas e populares do país. Com informações da Folha de S.Paulo.

De acordo com integrantes da arquidiocese de Belém, uma das responsáveis pela festa, a Presidência da República fez contatos na quinta-feira (6) para repassar orientações sobre a presença de Bolsonaro no Círio. Ele deve ficar no navio da Marinha para recepcionar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Após a confirmação da presença de Bolsonaro na festa, a Arquidiocese de Belém emitiu uma nota afirmando que “não houve nenhum convite a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal”.

Confira a nota na íntegra:

“O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação.

Comunicamos ainda que cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio.

Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.

Desejamos a todos os participantes um Feliz Círio a ser celebrado em clima de paz e serenidade”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link