Apoie o DCM

“Bolsonaro vai preso se tentar golpe”, diz Alessandro Vieira

Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) diz acreditar que já existem fatos que podem configurar crime por parte direta do presidente Jair Bolsonaro na condução do combate à pandemia.

Entretanto, o parlamentar diz não acreditar que o relatório da CPI resultará no impeachment do presidente e afirma que Bolsonaro pode vir a tentar um golpe. Se isso ocorrer, ressalta o senador, o destino do presidente deverá ser a cadeia. A afirmação foi dita em entrevista ao Congresso em Foco.

“Ele acredita que o caminho autoritário é melhor. Bolsonaro realmente mostra um absoluto desapreço pela democracia, pelas instituições e não quer fazer um esforço pela democracia de negociar, dialogar, ouvir a sociedade. Isso aponta para uma postura golpista, então eu acredito que Jair Bolsonaro possivelmente tentaria um golpe”, declara o senador. “A postura dele é muito baseada no seu desejo de permanecer no poder, seja através de uma reeleição ou seja através do golpe. Então tudo que ele faz é focado nisso, não tem uma base mobilizada.”

O senador, entretanto, diz ter certeza que Bolsonaro não teria condições de concluir um golpe de Estado no Brasil. “Tentar é possível sim e acredito que vai gerar um trauma nacional muito grande. Acredito que nossas instituições são robustas o suficiente para suportar esse desafio”, explica o parlamentar. “São poucos crimes que são mais graves que uma tentativa de golpe. A consequência é a cadeia.”

Leia também

1- Bolsonaro posta notícia de golpista boliviana amiga denunciada por genocídio

2- “Não me reconhece mais”, diz Bolsonaro ao visitar a mãe, que tem 94 anos

Destino do pedido de Bolsonaro

Alessandro Vieira foi às redes sociais comentar sobre o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira (20).

Segundo ele, o pedido deve ir para o “arquivo”. O senador propõe, então, uma nova lei “vedando a instauração de inquéritos de ofício, bem como criando instância recursal para a eventual omissão do PGR”.

“Tentativas golpistas e cortinas de fumaça devem ser prontamente rejeitadas. Ninguém está acima da lei”, enfatizou Alessandro.