Apoie o DCM

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro da Inglaterra depois de uma vitória expressiva nas urnas

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, discursa na Câmara dos Comuns, no Parlamento, em Londres, na segunda-feira (9) — Foto: Parliament TV via Reuters

O direitista Boris Johnson venceu as eleições no Reino Unido e será reconduzido ao cargo de primeiro-ministro. A vitória do Partido Conservador foi ampla nas eleições desta quinta-feira.

Antes do final da apuração, por volta das 8h30 (5h40 horas, em Brasília), seu partido já tinha a maioria com 364 assentos no Parlamento, enquanto seu principal adversário, o Partido Trabalhista, estava com 203. A essa altura, faltava apenas uma cadeira a ser preenchida, dos 650 postos.

Eleito por seu distrito, Boris Johnson fez um discurso de agradecimento, em que reafirma o compromisso de retirar a Inglaterra da União Européia. Segundo ele, o governo conservador “recebeu um novo e poderoso mandato para realizar o Brexit – e não apenas para fazer o Brexit, mas para unir este país e levá-lo adiante”. Segundo Johnson, a eleição daria a ele a “chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, mudar este país para melhor e liberar o potencial de todo o povo”.

Também eleito por seu distrito, o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que não voltará a liderar seu partido em nenhuma eleição geral.

Corbyn acrescentou, entretanto, que pretende permanecer na liderança dos trabalhistas durante uma discussão sobre o futuro e que quer um “período de reflexão”. “E os Trabalhistas continuarão orgulhosos de seus valores. Eles são eternos”, disse.

Boris Johnson deve hoje cumprir o ritual do primeiro-ministro eleito. Deve comparecer perante a Rainha Elizabeth II e pedir permissão para formar um novo governo.