Boulos vira réu por chamar ex-ministro de Bolsonaro de “imbecil”

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, tornou-se réu na última semana devido a uma postagem em que chamou o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub de “imbecil”. A declaração foi feita em 2021, quando Boulos atribuiu ao bolsonarista, juntamente com outros, a falta de insumos chineses para a produção de vacinas contra a Covid-19.
A defesa de Weintraub alegou que a associação do ex-ministro à falta de vacinas era baseada em informações falsas “que objetiva denegrir a imagem do querelante perante a população”.
Os advogados de Boulos argumentaram que o termo “imbecil” era frequentemente usado por Weintraub para se referir a seus opositores e que o ex-ministro era conhecido por erros de português e discursos ofensivos. Citaram exemplos em que o bolsonarista usou a mesma expressão para adjetivar terceiros em suas redes sociais.
A juíza Daniela Pazzeto Meneghine Conceição, da 11ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu que a denúncia apresentada pelo Ministério Público atendia aos requisitos para dar continuidade ao processo.