Apoie o DCM

Braga Netto terá que explicar investigações contra militares filiados ao PT

Braga Netto
Braga Netto – Foto: André Coelho/Bloomberg via Getty Images

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, terá que dar explicações sobre investigações abertas contra integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) da ativa filiados ao PT.

O pedido foi feito pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) após a notícia de que militares da Força passaram a ser alvos de um Procedimento de Apuração e Transgressão Disciplinar nas últimas semanas por terem filiações ativas junto ao partido de Lula. 

O senador cita o artigo 142 da Constituição Federal, que proíbe a filiação de militares da ativa a partidos políticos. Porém, Dois pontos relativos a essas apurações têm causado estranheza entre os quadros da FAB. Um deles é que só vieram à tona procedimentos envolvendo filiações ao PT. Outra questão é o timing desta investigação. Algumas das filiações que passaram a ser questionadas estão ativas há mais de 15 anos, antes mesmo desses militares ingressarem na Força.

“Serve o presente requerimento para esclarecer e afastar, o quanto possível, os riscos de que opiniões e ideologias políticas afetem as Forças Armadas quando no desemprenho de sua função Constitucional, principalmente quanto ao desemprenho dos deveres constitucionais dos seus Comandantes”, escreveu o senador.

Leia também

1- AGU afirma que não cabe ao STF obrigar Lira analisar pedidos de impeachment: “Processo político”

2- VÍDEO: Bolsonaro é alvo de vaias e chamado de “genocida” no santuário de Aparecida

3- “Bananinha Frágil” bomba nas redes após piti de Eduardo Bolsonaro com Superman bissexual

FAB x Jaques Wagner

A FAB informou que as investigações abrangem militares de outros partidos, mas se recusou a descrever quais seriam essas legendas. Também não se manifestou sobre o fato de filiações ativas há mais de 15 anos serem questionadas apenas agora. Com informações da coluna de Bela Megale, no Globo.

É uma oportunidade para o Ministério da Defesa esclarecer e afastar qualquer indício de que as Forças Armadas estejam atuando sob orientação política e ideológica, mas sim, orientados pela Constituição”, disse Jaques Wagner.