Apoie o DCM

Brasil e Japão anunciam acordo para isenção de visto de até 90 dias

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Foto: Ricardo Stuckert

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira (9) que o Brasil fez um acordo com o Japão, a partir do princípio da reciprocidade, para isentar brasileiros e japoneses da necessidade do visto de turista. A medida é válida para estadias com duração de até 90 dias.

Em nota, o Itamaraty informou que a isenção vale a partir de 30 de setembro. A medida terá validade inicial de três anos, contando a partir do dia em que entra em vigor.

“A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”, disse o Itamaraty.

No início de maio, o governo brasileiro publicou um decreto formalizando o retorno da exigência de visto para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália, a partir de 1º de outubro. Alguns dias depois, após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, o Japão anunciou que poderia isentar brasileiros de vistos para estadias curtas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link