Brasil fará teste para semana com 4 dias de trabalho

Entre os meses de Junho e Dezembro de 2023, o Brasil será palco de um teste sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a empresa Reconnect Happiness at Work e a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida. A proposta já foi testada em diversos países, como Emirados Árabes, Reino Unido, Bélgica, Islândia, Suécia e Espanha.
No Brasil, o modelo a ser implementado nas empresas que desejarem participar do experimento será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade serão os fatores avaliados ao final dos testes.
A metodologia da iniciativa foi elaborada pela universidade americana Boston College.
Especialistas alertaram no entanto, que no caso do Brasil, o mito de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas, será a principal dificuldade que a proposta enfrentará ao ser testada no território brasileiro.