Apoie o DCM

Brasil registra as primeiras mortes por febre oropouche no mundo, diz Ministério da Saúde

Febre Oropouche transmitida pelo mosquito Maruim. Foto: Conselho Federal de Farmácia

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) a ocorrência de duas mortes por febre oropouche no país. Um terceiro óbito, registrado no Paraná, ainda está sendo investigado. 

Segundo a pasta, “até o momento, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença”. A febre oropouche é uma infecção viral causada pelo vírus OROV, transmitido por mosquitos, e apresenta sintomas semelhantes aos da dengue. Neste ano, o Brasil já registrou 7.236 casos, um aumento de 766,6% em relação ao acumulado de 2023.

Os dois óbitos já haviam sido divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SES-BA). As vítimas eram duas mulheres, de 21 e 24 anos, que não estavam grávidas e não tinham comorbidades. A primeira, residente em Valença, morreu em 27 de março. A segunda, moradora de Camamu, morreu em 10 de maio em Itabuna.

“Os óbitos apresentaram sintomas como: febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores, astenia. Evoluíram com sinais mais graves como: manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave, apresentando queda abrupta de hemoglobina e plaquetas”, informou a SES-BA em nota.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link