Apoie o DCM

Brasil registra dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Varíola dos macacos

Segundo o Ministério da Saúde, dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil foram registrados nesta segunda-feira (30). Uma suspeita está no Ceará e a outra, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.

A pasta informou que os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Sobre o terceiro possível caso no RS, a Saúde afirmou: “A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul afirmou que está investigando “um indivíduo com história de viagem”, mas o caso ainda está sendo discutido com o Ministério da Saúde. Ainda segundo o órgão estadual, “a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”.

A varíola dos macacos é ujma infecção viral, geralmente leve, sendo endêmica em partes da África Ocidental e Central. O vírus se espalha principalmente por contato próximo e, até o recente surto, raramente era visto em outras partes do mundo. Foi instituída uma sala de situação para monitorar o cenário da doença no Brasil pelo Ministério da Saúde.

Em nota divulgada na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a adoção de medidas de proteção em aeroportos e aeronaves, na tentativa de adiar a chegada da varíola dos macacos ao país. Foram confirmadas por volta de 180 ocorrências da doença pelo mundo desde o início do mês.