Apoie o DCM

Brasil vai aprovar mais agrotóxicos para ‘entrar na modernidade’, diz ministra da Agricultura

Do Estadão

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que haverá cada vez mais aprovação de registros de defensivos agrícolas, o que é necessário para o Brasil “entrar na modernidade”. Depois de polêmica criada pela liberação de novos defensivos, a ministra alegou que os produtos autorizados atualmente têm menos toxicidade e são melhores para o País, já que, segundo ela, a lei brasileira não permite registro de produto mais tóxico ou com a mesma toxicidade dos já existentes.

“A aprovação de mais produtos mostra mais eficiência. São produtos menos tóxicos. Temos que continuar aprovando mais. Vocês vão ver cada vez mais acontecer registros, para entrarmos na modernidade e termos produtos cada vez menos tóxicos”, disse a jornalistas durante um café da manhã com professores, especialistas e representantes de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para “nivelar a conversa” sobre a liberação de defensivos e “não ter questionamentos lá fora”.

Ela admitiu, no entanto, citando uma das professoras presentes no encontro, que não existe risco zero “para nada”, mas que, no caso dos defensivos, os riscos são calculados e semelhantes aos de outros países. “Problemas existem. Quem estava no World Trade Center tinha toda segurança, alguém ia prever que aquela tragédia ia ocorrer?”, comparou, em referência ao ataque terrorista feito em 2001 em Nova York.

(…)