Brasil vai comprar 23 helicópteros especializados em missões de resgates dos EUA

Nesta sexta-feira (24), o governo dos Estados Unidos aprovou um pedido do Brasil para a possível aquisição de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk, juntamente com equipamentos, num investimento estimado em US$ 950 milhões (R$ 4,9 bilhões). O modelo, já utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), é reconhecido por suas características multifuncionais e versatilidade em diferentes cenários operacionais.
O UH-60M Black Hawk é um helicóptero robusto, capaz de transportar até 11 pessoas sentadas, além de 4 tripulantes, e cargas de até 4.000 kg. Com uma velocidade de voo próxima a 300 km/h, o modelo conta com tecnologia avançada, incluindo uma cabine equipada com quatro monitores, radar para detecção de tempestades e mapa digital, seguindo os padrões das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Além de suas aplicações militares, como transporte de tropas e combate, o Black Hawk é utilizado em missões de resgate, transporte médico, combate a incêndios, entrega de equipamentos e até mesmo transporte de autoridades, destacando-se por sua segurança e eficiência operacional em diversas situações.