Apoie o DCM

Brasileira atacada em Portugal identifica agressora e denuncia xenofobia

A brasileira Yara Costa no Porto. Foto: Arquivo pessoal

A estudante de música paulista Yara Costa, de 22 anos, identificou a mulher que a atacou na loja em que trabalha em Vila Nova de Gaia, cidade próxima ao Porto, e registrou um boletim de ocorrência por xenofobia na Polícia de Segurança Pública (PSP) em Portugal. O episódio ocorreu após a cliente reclamar da forma como ela falava português.

“Mostrei o vídeo sem cortes e a policial disse que era um crime público (xenofobia e discriminação), que anda sozinho, mas eu posso contratar um advogado se quiser indenização. Mas ainda estou pensando se vale a pena. Ela está identificada e será notificada pela Justiça no prazo de seis a nove meses”, disse Yara.

A jovem se mudou para Portugal há um ano e meio com visto de trabalho e para estudar na Academia de Música. Ela gravou o momento em que a agressora a xingava e a mandava “voltar para sua terra”. A mulher também pediu o livro de reclamações da loja para fazer queixa contra Yara, mas agora será responsabilizada legalmente.

A brasileira relatou que, após o episódio, a agressora continuou a zombar dela, passando em frente à loja. A medida de segurança tomada pela loja onde Yara trabalha foi ajustar o horário dos funcionários para que ela não ficasse sozinha, evitando novos confrontos. Sua supervisora se comprometeu a conversar com a gerente da loja para garantir sua segurança quando retornar ao trabalho.