Brasileira ganha prêmio internacional por pesquisa revolucionária sobre Alzheimer

A pesquisadora brasileira Giovanna Carello Collar, doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ganhou um prêmio internacional por um estudo inovador sobre o Alzheimer. Ela recebeu o título de “One to Watch” da Alzheimer’s Association International Conference (AAIC).
A entidade reconhece talentos da neurociência no mundo e Giovanna recebeu o título por suas pesquisas sobre fatores de proteção e resiliência do cérebro. Ela começou a estudar a doença após sua avó ser diagnosticada e já recebeu mais de 15 bolsas de instituições pelo mundo, e atuou como representante de instituições estrangeiras.
“Como mulher cientista, nascida e criada em um país emergente como o Brasil, reconheço o privilégio de poder optar por permanecer na academia (…). sempre soube que eu queria ir além da mera existência na vida. Quero preencher os espaços que, historicamente, a maioria das mulheres latino-americanas não pôde ocupar”, afirmou.
Autora e coautora de artigos científicos em grandes revistas, como Nature Neuroscience e Molecular Psychiatry, ela orienta alunos de graduação e foi selecionada para uma bolsa Fulbright, que permite a realização de parte do doutorado na Harvard Medical School, nos Estados Unidos.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line