Brasileiro morre na Ucrânia após dois anos como voluntário em guerra

Murilo Lopes Santos (26), natural de Castro (PR), morreu durante combate na guerra da Ucrânia após quase dois anos atuando como voluntário no país. A mãe do jovem, Rosângela Pavin Santos, confirmou sua morte e afirmou que lutar pelo Exército ucraniano era um “ideal” dele.
“Todo mundo tentou impedir, mas ele sempre gostou de militar e serviu aqui no quartel de Castro. Ele era fascinado pela Ucrânia, amava e tinha falado que não queria vir embora para o Brasil”, afirmou Rosângela ao g1. A guerra começou em fevereiro de 2022 e ele foi ao país em novembro daquele ano.
A mãe diz que soube da morte de Murilo por meio de um “estrangeiro”, identificado com Jeferson, que mandou mensagem para a família comunicando o óbito. Rosângela ainda relata que ele era reservado e que o contato com o filho vinha se tornando cada vez mais escasso recentemente.
Murilo não é o primeiro paranaense a morrer na guerra. O estudante Antônio Hashitani (25) também foi morto durante combate no país em agosto de 2023. Na ocasião, a família recebeu a notícia por meio de um telefonema do Itamaraty.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link